sábado, 23 de maio de 2015

Tatianna Raquel Podcast Episódio 45: "Perguntas e respostas sobre Contando Histórias"

Olá, gente! Fala Tatianna Raquel e este é o meu podcast, aqui neste blog. Cada quinzena um assunto diferente pra você ficar bem informado no que rola por aí (acompanha também a versão em áudio, disponível em Mp3 para baixar e escutar no iPod Touch, no iPhone ou no Tablet. 
Bom divertimento! 

Eis aqui as perguntas e respostas a respeito do meu trabalho, Contando histórias.

ALGUM COMPOSITOR EX-SOVIÉTICO FEZ ESSA MÚSICA DE QUAL CURTA DE ANIMAÇÃO?

O cantautor armênio Robert Amirkhanyan. Em 1984 ele compôs "Garoto, fique com a gente" ("Ostavaysya, Mal'chik, S Nami!") com o cineasta Robert Saakyants (também letrista) para o curta de animação de 1984, Mar azul, espuma branca. O sucesso foi imenso que essa música mexeu com a cabeça das meninas e mulheres de todas as idades. Também teve sua versão em português, chamada "Príncipe, fique comigo!", que, além de falar de um romance fabuloso, faz mais sucesso ainda. 

HÁ POSSIBILIDADE DE A CANÇÃO "PRÍNCIPE, FIQUE COMIGO!" FAZER UM SUCESSO INESPERADO NO JAPÃO?

Pode haver. Talvez a canção de Robert Amirkhanyan (a mesma citada acima) seja chamada por lá de "Prince yo! Watashi no soba ni ite" ou "Prince yo! Go-issho ni" se tiver Reiji Mizumori, Yuka Murayama ou quem quer que seja um compositor que seja bambambã em fazer versões em japonês de canções estrangeiras. E quem sabe a mesma citada acima de "ekstrada" vire um rhythm kayō

DUAS POSSÍVEIS CANÇÕES DA MINHA AUTORIA TÊM A MIM MESMA COMO CANTAUTORA?

A partir do meu CD/digital "Contando Histórias", sim. Temos "Você em minha recordação" e "Ele sonha, eu sonho", duas músicas da minha autoria. A primeira fala das minhas recordações a serem guardadas comigo de todas as formas. A segunda fala de uma conversa minha com Queli Soares sobre o sonho de cada um de nós. 

"LIVRE ESTOU", VERSÃO LUSÓFONA BRASILEIRA DE "LET IT GO", VEIO DE QUAL FILME?

Do filme "Frozen" (2013). É o tema da personagem Elsa, a Rainha de Arendelle e irmã de Anna (Idina Menzel faz a voz de Elsa no áudio original) que, temendo que congelasse Arendelle toda (e também os Fjordes da Noruega), tinha que fugir para a montanha do Norte e construir um castelo de gelo para si, sentindo-se livre do medo ("um reino de isolamento e a rainha está aqui", diz a letra na versão dublada). Kristen-Anderson Lopez e Robert Lopez fizeram a música "Let It Go" (posteriormente um hit para Demi Lovato), tanto que, quando chegou ao Brasil, Félix Ferrá fez a versão lusófona brasileira. Daí a música "Livre estou", que você confere na versão dublada do filme. 

DE QUANDO É A MÚSICA "ERA UMA VEZ"?

De 1997. A música fez sucesso com a cantora Sandy e o vocalista Junior Lima, já que se trata de um conto de fadas também nos olhos de um adulto que já fora uma criança, mas que não esquece nunca da magia das fábulas infantis. É como diz o lema: "Uma história de amor, de aventura e de magia só tem a ver quem já foi criança um dia." Não resisti e regravei essa canção.

POR QUE "AQUARELA", COMPOSIÇÃO DE TOQUINHO, FEZ SUCESSO TAMBÉM NO EXTERIOR?

O cantautor Toquinho compôs "Aquarela" a partir de um poema de Maurizio Fabrizio e G. Morra, traduzido por seu amigo Vinícius de Morais (Vinícius já havia morrido em 1980, três anos antes). Nos 3 idiomas: italiano, espanhol e português. O escolhido foi a versão em português, que fez mais sucesso no Brasil, rendeu um anúncio de lápis Faber Castell e até virou tema da novela do SBT, "Carrossel" (dirigida por Íris Abravanel). As outras 2 versões de "Aquarela" fizeram sucesso no exterior. Pra quem não sabe, a música retrata a arte em aquarela - do esboço aos últimos detalhes - , cantada em verso, música e poesia, de uma forma poética.


(Continua na Parte 2)


Baixar podcast em Mp3 pelo 4shared

Baixar podcast em Mp3 pelo Mediafire 

Baixar todos os episódios da primeira temporada do podcast em Mp3 pelo MEGA 



Nenhum comentário:

Postar um comentário